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COMO CONTRIBUIR PARA O RESGATE
DA IDENTIDADE DE UM POVO?
A PROPOSTA
Depois de 38 anos de guerras, a petrolífera Sonangol – a maior empresa de Angola, responsável
por cerca de 70% do PIB do país – precisava modernizar a imagem e atuar como uma das maiores
forças no mercado de petróleo no continente africano.
A SOLUÇÃO
Como era de se esperar em um cenário pós-guerra, a cultura do design e da comunicação ainda
inexistia. Foi preciso um mergulho profundo no país em diversas viagens para conhecer Angola,
seu povo, sua cultura. E trouxemos elementos culturais, com cores, grafismos e imagens que
valorizavam o país e resgatavam a autoestima e a identidade de seu povo. Nossa missão principal
foi mostrar que quanto mais africanos fossem, mais globais seriam.
Assim como a Sonangol transforma energia em resultados no país, a construção de sua nova
marca e identidade visual foi a matéria-prima para produzir respeito e orgulho no seu povo:
esta foi a inspiração para a nova assinatura “Produzir para Transformar”.
Iniciou-se um projeto de branding em larga escala para a holding e 14 subsidiárias, desde
a plataforma da marca até o desdobramento da identidade em frotas de aviação, navios cargueiros,
tanques de armazenagem, postos, folheteria, revistas, campanhas corporativas, estandes para
feiras internacionais, website, sinalização, manuais etc.
O IMPACTO
O projeto estabeleceu um novo patamar de qualidade em toda a Angola: criou-se uma nova
referência nacional, contribuindo também para destacar o país no cenário mundial. A partir daí,
a holding iniciou sua atuação internacional e, com orgulho e confiança, conquistou rapidamente
o mercado global.
PRÊMIOS
| ABP, Festival Brasileiro de Publicidade 2010, CATEGORIA ESTANDES
Ficha Técnica
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