—
CRAMA 30 ANOS | Case 6: Branding do Grupo Soma
Um universo que se expande em novas ideias, talentos e conquistas. Esta é a essência do Grupo Soma, dono das…

Um universo que se expande em novas ideias, talentos e conquistas. Esta é a essência do Grupo Soma, dono das marcas de moda mais desejadas do Brasil.
No primeiro contato com a CRAMA, em meados de 2019, o pedido deles era bem simples: uma nova identidade para o quadro interno de Valores de Soma, o grupo de moda que na época já era referência nacional em M&A, o mercado de fusão e aquisição de grandes marcas.
Acostumados aos bastidores, na incansável tarefa de consagrar marcas em verdadeiros objetos de desejo, o grupo ainda não tinha se dado conta de todo o potencial e personalidade da sua própria marca.
Não era para menos.
Representando as já admiradas Animale, Farm, Maria Filó, Foxton, Chris Barros, NV e, dentre outras mais, a recém-adquirida Cia. Hering, o core business do grupo sempre foi prover uma gestão eficiente de logística, inteligência e inovação para que essas marcas tão queridas pudessem se dedicar exclusivamente ao que sabem fazer de melhor: brilhar nos corações e mentes de seus consumidores.
Foi a partir da etapa de Estratégia, em um trabalho cuidadoso de imersão e muitas entrevistas com pessoas-chave, que percebemos todo um espaço a conquistar – e até mesmo uma tímida aspiração interna de ser algo muito maior.
Descobrimos que o Grupo Soma tinha o espírito desbravador, de uma marca corajosa que segue à frente, abre caminhos, inventa novas oportunidades de negócio e reinventa as fronteiras do seu segmento.
Era preciso não só assumir e refletir essa personalidade destemida, como também difundi-la internamente e consolidá-la para o mercado, valorizando a ousadia de quem busca desafios e os transforma em conquistas.
Conhecemos a fundo o DNA do grupo para delinear com precisão a sua Essência, Propósito, Tagline e novos Valores, e assim revelar a verdade de uma marca tão admirável quanto as marcas que representa.
A Estratégia foi a nossa base para criar a Identidade Verbal. Palavras e ideias que traduzem a alma e o dia a dia do negócio foram para o site, redes sociais, projetos de ambientação, ações variadas e campanhas internas e externas.
Ora de forma poética e inspiradora, ora motivante e empoderada, o objetivo de gerar identificação nas pessoas e valorizar os talentos de casa se tornou a grande mensagem da comunicação.
Mas é na Identidade Visual que a inquietude e a pulsação ganham uma força arrebatadora, à altura do Grupo Soma.
Desde a divulgação de sua entrada na Bolsa de Valores, com recordes na venda inicial de ações, passando por relatórios trimestrais multicoloridos e impactantes, até vídeos carregados de emoção que unem colaboradores e fornecedores num mesmo sentimento, a atual Identidade Visual do Grupo Soma simplesmente catapultou a marca a uma nova dimensão.
O grande diferencial que faz do grupo líder no segmento é a preservação imprescindível da essência original de cada uma de suas marcas de sucesso. Algo como um grande universo integrado, mas onde cada marca é uma estrela diferente, brilhando do seu jeito muito especial.
Essa foi a grande inspiração para a Identidade.
Formas e elementos gráficos flexíveis que se expandem, se adaptam e envolvem toda a expressão de Soma, compondo um gigante universo mutante e em contínuo movimento. A paleta variada confere a energia, a diversidade e a onipresença do grupo, ao mesmo tempo que conecta as nuances de cada momento de seu espírito desbravador.
De um simples pedido inicial, até as peças cheias de personalidade dos dias de hoje, o resultado é um grandioso e deslumbrante projeto de branding, que segue em andamento, mais consistente, pulsante e presente dia após dia.
Uma conquista que não para nunca, ganhando corpo, curvas e brilho em cada detalhe, em cada novo desafio, em cada nova peça de comunicação. Escolhida como parceira especialista em projetos estratégicos da marca, a CRAMA acompanha lado a lado os movimentos mais relevantes da equipe interna de comunicação e ajuda a afinar o tom junto a outras agências que atendem ao grupo.
Como muitas de nossas parcerias, essa história continua em plena evolução e crescimento. Fluida, sedutora e cada vez mais forte para se expandir até onde a gente quiser ou sonhar. Porque hoje para o Grupo Soma, nem mesmo o céu é mais o limite.