—
CRAMA 30 ANOS | Case 1: Sede Rio 2016
Trintamos! A CRAMA DESIGN ESTRATÉGICO completa 30 anos. Você sabe o quanto isso representa? Em julho de 1991, música estava no…
Trintamos! A CRAMA DESIGN ESTRATÉGICO completa 30 anos. Você sabe o quanto isso representa?
Em julho de 1991, música estava no CD; a moeda era o Cruzeiro; redes sociais, só as off-line. Vivemos muita coisa. E soubemos curtir o caminho. Aproveitamos cada oportunidade e cada aprendizado. Mudamos de nome e de posicionamento. Conquistamos grandes clientes!
Toda essa trajetória pode inspirar muita gente e muitas marcas. Por isso, a partir de hoje, vamos relembrar 30 cases que nos marcaram ao longo dessa estrada! Venha conosco.
Case 1: Ambientação e Sinalização da Sede Rio 2016
Aproveitando que estamos no início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, nada melhor que inaugurar nossos cases pelo megaprojeto que desenvolvemos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de 2016.
Temos muito orgulho pela CRAMA Design Estratégico ter tido a honra de assinar o projeto de ambientação e sinalização da Sede Rio 2016, onde estavam centralizadas todas as equipes de trabalho e autoridades nacionais e internacionais.
Nossa missão não foi fácil! Precisávamos sinalizar e ambientar um espaço de 30.000 metros quadrados (três andares com 10.000 metros quadrados cada), construído em sistema de containers, transformando-o num ambiente de trabalho saudável e estimulante! O fato de existirem poucas janelas e muitos pilares era um fator de grande desafio. Foi um projeto de mais de 1 ano, em que mergulhamos no entendimento do exato funcionamento de cada setor daquele espaço.
A fim de humanizar as áreas de trabalho propusemos o uso de madeira e outros materiais que “esquentassem” os ambientes. Para o saguão de entrada, criamos um céu estelar usando bolas de muitas modalidades esportivas diferentes: basquete, vôlei, futebol, entre outras. Em todo o percurso, pisos táteis mesclaram-se às raias de corrida usadas no atletismo indicando as distâncias e como se orientar no espaço. Todas as modalidades olímpicas foram contempladas na ambientação.
Design a serviço da experiência e funcionalidade
Além de encantar visitantes e equipes de trabalho, nossa meta era propiciar um ambiente funcional e ao mesmo tempo lúdico, em que as pessoas se sentissem confortáveis e motivadas porque, afinal, elas teriam longas e desafiadoras jornadas de trabalho no local. Para cumprir essa meta, o projeto de ambientação e sinalização que a CRAMA criou para a sede da Rio 2016 abusou dos contrastes entre o bi e o tridimensional, usando ilustrações e objetos reais.
A beleza resultante do contraste entre diferentes materiais, os volumes definidores de planos e o envelopamento dos pilares dos containers foram fundamentais para humanizar os espaços, de modo a favorecer o bom desempenho dos colaboradores.
As baias de trabalho, por exemplo, dispostas em fila, foram sinalizadas com palavras do universo criativo. Assim, a coluna A se tornou Coluna Atitude. Os termos esportivos seguiam o abecedário e apareciam tanto em português quanto em inglês. Uma tarefa complexa, que considerava a existência de duas grandes áreas de trabalho espelhadas, com dezenas de baias.
O desafio da implementacão
Mostramos aqui leiautes das propostas criativas e algumas fotos do espaço em pleno funcionamento, assim você pode comparar a perfeita sintonia entre criação e a implementação final. Esse ponto é sempre crucial nos projetos CRAMA: a criação de alto nível não pode deixar de estar a serviço da solução com uma implementação viável. Clique nas imagens para ampliá-la.
Nesse projeto, a equipe multidisciplinar da CRAMA trabalhou em plenitude, envolvendo estrategistas para análises do fluxo e traffic building, designers, arquitetos e redatores.
Se você gostou desse primeiro case CRAMA 30 Anos, saiba que ainda compartilharemos muito por aqui ao longo das próximas semanas.